PROJETO DANCARTE

HISTÓRICO

O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro.
A responsável professora e bailarina Luciana Dutra, dedicava-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos e moradoras do bairro de Santa Teresa e adjacências. Acreditava que uma cultura distante da realidade das crianças traria a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais.
Hoje, o projeto é coordenado pela personal stylist Simone Montenegro, que preocupando-se em agregar outros valores ao projeto, trabalha a reciclagem pessoal para valorizar a imagem das bailarinas oriundas de baixa renda.
Contudo, sempre ficou uma lacuna a ser preenchida neste trabalho, daí surgiu à necessidade de estudo com outras opções de técnicas de danças. E a partir de junho de 2002, oficializamos a ONG Projeto Dançarte- Arte e Cidadania, acrescentando a esta nova fase o Balé Clássico e a Dança Contemporânea para crianças e adolescentes.
Novas técnicas e metodologia que eram reconhecidas mundialmente transformaram todo o trabalho, que passou a ser um verdadeiro núcleo de dança.
Atualmente, trabalhamos com mais de duzentas e oitenta (280) crianças e adolescentes com idades entre três (3) e dezoito (18) anos, oriundas de vários bairros e comunidades próximas, como: Santa Teresa, São Cristóvão, Santo Cristo, Bairro de Fátima, Centro, Glória, Rio Comprido, Catete, Catumbi, Laranjeiras, Bonsucesso, Inhaúma; Morro da Coroa, Morro da Mineira, Morro do Fogueteiro, Morro do Fallet, Morro do Telégrafo, Morro do Tuiuti, Barreira do Vasco, entre outras localidades como: Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Temos registrado uma fila de espera de mais de cem crianças que não conseguimos atender por falta de espaço físico.

© 2007 Projeto Dançarte - Desenvolvido por DMS